Ibama confirma morte de vaqueiro durante emboscada na Terra Indígena Apyterewa Ministério da Justiça cobra Pará e ameaça bloquear repasse de verba da segurança Sem partido, Sabino vira "joia da coroa" na disputa por vaga no Senado em 2026

Alunos da Eetepa Celso Malcher, na Terra Firme, representam o Pará em Brasília-DF

Estudantes apresentam os projetos “Ecocley” e “Celso vai ao Mangue” na 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica até o dia 9 deste mês

  • 643 Visualizações
  • 08/10/2025, 21:00
Alunos da Eetepa Celso Malcher, na Terra Firme, representam o Pará em Brasília-DF

Belém, PA - Com projetos voltados à inovação e à sustentabilidade, estudantes da Escola Estadual de Ensino Técnico do Pará (EETEPA) Dr. Celso Malcher, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), participam da 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, realizada entre os dias 7 e 9, em Brasília (DF).


O evento reúne estudantes, professores e gestores de instituições de ensino de todo o país para apresentar experiências, práticas pedagógicas e projetos que contribuem para o fortalecimento da educação profissional e tecnológica no Brasil. 


Projetos 'Ecocley' e 'Celso vai ao Mangue'


Nesta edição, os alunos da EETEPA Dr. Celso Malcher apresentam o Projeto “Ecocley”, que propõe o desenvolvimento de um aplicativo voltado ao tratamento e reaproveitamento de resíduos orgânicos e inorgânicos, e o Projeto “Celso vai ao Mangue”, ação de extensão que há quatro anos realiza estudos sobre os impactos ambientais e climáticos na região de Bragança (PA), incentivando o engajamento estudantil e a integração entre teoria e prática.


Para o diretor da EETEPA participante, Andrey Rabelo, a participação dos alunos é fruto de um trabalho coletivo e contínuo de incentivo à pesquisa e à inovação dentro da escola.


“Essa conquista representa o esforço de toda a nossa comunidade escolar. Temos buscado incentivar nossos estudantes a pensar de forma criativa e crítica, desenvolvendo projetos que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade. Levar o nome do Pará a um evento desse porte é uma honra e também um estímulo para continuarmos avançando”, afirma o professor Andrey Rabelo.


Ao longo da programação, em Brasília (DF), os estudantes estão recebendo o público em um estande, onde compartilham suas experiências, apresentam os resultados das pesquisas e exibem materiais produzidos nas atividades realizadas na EETEPA.

A presença da delegação paraense reforça o compromisso da Sectet com a valorização da educação profissional e tecnológica como caminho para o desenvolvimento sustentável e a transformação social.


Foto: Divulgação

Mais matérias Educação

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.