Porto em disputa expõe choque entre logística e direitos na região do Tapajós "O Liberal" resolve entrar no jogo do poder com onda de ataques ao governo Edital da CPH já traz nome do vencedor antes da disputa por contrato milionário
Entretenimento

Belém recebe festival com 12 cervejarias e congresso técnico sobre a bebida

Encontro que conta com apoio do Sebrae inclui um concurso para escolher as melhores cervejas da região, que irão representar o Norte do país na final da Copa Cerveja Brasil

  • 1498 Visualizações
  • 22/08/24 22:56
Belém recebe festival com 12 cervejarias e congresso técnico sobre a bebida

Belém, PA - A Abracerva, Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, promove em Belém, de 22 a 24 de agosto, o road show Conexão Cerveja Brasil. A cidade recebe a etapa Norte do projeto que é realizado nas cinco regiões do país e será composto por um festival com doze cervejarias paraenses, congresso técnico e pela etapa regional da Copa Cerveja Brasil, concurso de âmbito nacional.


O festival acontece sexta-feira (23) e sábado (24) no Boulevard da Gastronomia, localizado no Boulevard Castilhos França, bairro da Campina. Estão confirmados estandes com as cervejarias 7 Cats, Amazon Beer, Anani Beer, Barbudos, DI Rocha, Égua Bier, Flor de Lúpulo, Godheim, Kerbier e Uriboca, que contam com apoio do Sebrae, e ainda a Cerveja Caribeña, convidada. A Cervejaria Cabôca ficará encarregada da gastronomia.


As atividades incluem apresentações da DJ Aritana nos dois dias de evento. Na sexta o som ao vivo fica por conta da ROCKON. No Sábado quem se apresenta é Matt Brevis e Banda.


O Conexão Cerveja Brasil tem o objetivo de democratizar, promover e qualificar a cenas cervejeira além do eixo Sul-Sudeste e para isso conta com patrocínio máster do Sebrae, patrocínio da Hop France, cooperativa de lúpulos franceses e apoio da Academia da Cerveja, Agraria e Abralatas.


“Com o festival estamos incentivando a união das cervejarias regionais que constroem o mercado artesanal independente e gerando reconhecimento das marcas e dos produtos. Os congressos em cada região tornam o conhecimento mais acessível e geram networking no segmento. Já a Copa Cerveja Brasil, por ter etapas regionais, reduz o custo de participação em concursos e ajuda na promoção das marcas, na qualificação dos produtos e da mão de obra”, explica o presidente da Abracerva Gilberto Tarantino.


Copa Cerveja Brasil


Um dos principais pontos do road show é a 4ª edição da Copa Cerveja Brasil, único concurso nacional com etapas regionais. As medalhistas em cada região do país se classificam automaticamente para a final nacional que será realizada em dezembro, em São Paulo. As melhores do Brasil em cada estilo irão representar o país na World Beer Cup, nos Estados Unidos.


Para avaliar os rótulos do Norte do Brasil um grupo de jurados, mestres cervejeiros e especialistas com formação em estilos de cervejas e sommelieria, irá se reunir na quinta (22) e sexta-feira (23) na Cervejaria Cabôca.


Congresso


O Conexão Cerveja Brasil fica completo com o Congresso Cerveja Brasil, que também será sediado na Cabôca. O evento é composto por uma série de palestras direcionadas à profissionais.


O superintendente do Sebrae-PA, Rubens Magno, abre o evento e faz uma apresentação sobre a participação da entidade na COP 30. Na sequência, Gilberto Tarantino, Presidente da Abracerva, faz uma introdução sobre a Conexão Cerveja Brasil, seu conceito e objetivos, e apresenta o cenário atual da Reforma Tributária e seu impacto nas pequenas cervejarias.


O embaixador no Brasil da Hop France, Guto Procópio, mostra as novidades dos Campos Franceses da cultura. Já o cervejeiro da Cervejaria Rosetta, Gabriel Parente, encerra a programação com um balanço sobre a evolução do mercado Paraense de cerveja artesanal nos últimos 10 anos.


O Congresso é gratuito e aberto a todos os interessados. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no link https://www.sympla.com.br/evento/congresso-cerveja-brasil-2024-belem-pa/2594479.


Foto: Divulgação

Mais matérias Cultura

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.