Evento TEIA Pará reúne sociedade civil e governo no Parque da Cidade para debater diretrizes da PolÃtica Nacional Cultura Viva e eleger delegados para 2026
Belém, PA - No próximo final de semana, dos dias 16 a 18, ocorre o TEIA Pará, Encontro Estadual de Pontos e Pontões de Cultura, com o tema "Cultura Viva, Cidadania Climática e Mobilização Social no Pará". A programação será no Parque da Cidade, com check-in e credenciamento a partir das 10h. Além dos representantes dos Pontos e Pontões, o público geral também pôde se inscrever como ouvinte, durante o perÃodo de 22 a 28 de dezembro de 2025. O encontro contará com rodas de debates temáticas, mostras artÃsticas e atividades formativas.
A TEIA Estadual dos Pontos e Pontões de Cultura representa um dos principais momentos de celebração, articulação, mobilização e participação da sociedade civil no âmbito da PolÃtica Nacional de Cultura Viva.
A abertura oficial será à s 16h, com apresentação da Orquestra Jovem da Amazônia. Em seguida, a mesa de abertura contará com a participação da secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, Leandro Anton, Mestra Laurene AtaÃde, Mestra Deia Palheta, Stela Cabral, Jorge Salles, José Maria Reis e mediação de Luci Azevedo.
Mais tarde, à s 18h, será o momento do jantar e mostra artÃstica com o Ponto de Cultura Iaçá.
Sábado, 17
No dia seguinte, a recepção e acolhimento terão inÃcio à s 8h30 e, à s 9h30, a conferência começa com uma mesa composta por José Maria Reis, Jorge Salles, Deize Botelho, Leandro Anton e Luci Azevedo, fazendo a mediação.
Depois, à s 11h, ocorrem rodas de debates simultâneas. Roda I: PolÃtica Nacional Cultura Viva e PolÃtica Nacional Aldir Blanc; Roda II: Cultura Viva como eixo estratégico do Plano Nacional de Cultura; Roda III: Projeto de Lei da PolÃtica Paraense Cultura Viva (PPVC) e Roda IV: Redes de Pontos de Cultura do Pará: transversalidade, pluralidade e diversidade.
Às 12h30, o almoço será acompanhado da apresentação do Grupo Folclórico Os Arucarás, com Dança Verequete e Carimbó.
As atividades retornam 14h, com abertura do IV Fórum Paraense de Pontos e Pontões de Cultura (IV FPPdC), instância deliberativa e representativa, com finalidade de debater diretrizes da PolÃtica Nacional de Cultura Viva (PNCV), formular propostas para os próximos dez anos e eleger representantes para as seguintes instâncias: Comissão Estadual dos Pontos e Pontões de Cultura (CEPdC); e 30 Delegados para participação no Fórum Nacional de Pontos e Pontões de Cultura (FEPdC).
A partir das 15h, estarão reunidos os seguintes grupos de trabalho: GT I - Plano Nacional Cultura Viva +10 e Estratégia Brasil 2050; GT II - Governança da PolÃtica Nacional Cultura Viva; GT III - Cultura Viva, Trabalho e Sustentabilidade da Criação ArtÃstica e GT IV - PolÃtica Paraense Cultura Viva.
Encerrando o dia, às 18h, o jantar será com apresentação do Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro e do Ponto de Cultura Grupo Acena, com o Coletivo Tamborimbó.
Domingo, 18
No último dia de programação, as atividades terão inÃcio à s 9h30 a plenária de apresentação e referendo dos resultados/propostas dos GTs. Às 12h, o almoço terá apresentação do Ponto de Cultura Boi Bumbá Flor do Campo. A plenária final do IV FPPdC começa à s 14h e irá definir os delegados e delegadas à Teia Nacional 2026.
Já a Definição da próxima gestão/composição da Comissão Paraense dos Pontos e Pontões de Cultura - CPPdC, começa às 15h30.
As falas de encerramento serão às 17h com a Comissão Paraense de Pontos e Pontões de Cultura, a Secretaria de Estado de Cultura e Ministério da Cultura. Às 18h, o jantar conta com apresentação do Ponto de Cultura Palhaços Trovadores (Espetáculo Mulher Calada) e Ponto de Cultura Sereias do Mar.
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A ProvÃncia do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.