Porto em disputa expõe choque entre logística e direitos na região do Tapajós "O Liberal" resolve entrar no jogo do poder com onda de ataques ao governo Edital da CPH já traz nome do vencedor antes da disputa por contrato milionário
Tensão

França entregará blindados à Ucrânia e aumenta tensão no conflito com a Rússia

A medida surge quando o governo francês pressiona sua indústria militar a aumentar a produção para atender às necessidades urgentes de munição de Kiev.

  • 1350 Visualizações
  • 31/03/24 23:37
França entregará blindados à Ucrânia e aumenta tensão no conflito com a Rússia

Paris, FRA - O ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu, disse que a França vai entregar "centenas" de veículos blindados até o início do próximo ano para a Ucrânia, como parte de um novo pacote de ajuda militar para o país que acabou de entrar no seu terceiro ano de guerra com a Rússia.


Em entrevista à edição de domingo, 31, do jornal La Tribune, Lecornu disse que para manter uma linha de frente tão extensa, o exército ucraniano precisa, por exemplo, de veículos blindados de transporte de pessoal. "É absolutamente fundamental para a mobilidade das tropas", declarou.


O exército francês atualmente substitui seus antigos veículos blindados VAB, que começaram a ser usados em 1979, por uma nova geração de veículos blindados. "Este equipamento antigo, ainda operacional, está indo diretamente para a Ucrânia em grande quantidade. Estamos falando de centenas [de veículos] em 2024 e início de 2025", disse Lecornu. Ele também afirmou que a França fornecerá mais mísseis antiaéreos para a Ucrânia.


A medida surge quando o governo francês pressiona sua indústria militar a aumentar a produção para atender às necessidades urgentes de munição de Kiev. Lecornu afirmou na terça-feira que a França em breve será capaz de entregar 78 obuseiros Caesar para a Ucrânia e aumentará seu fornecimento de projéteis.


Foto: Divulgação Exército Francês

Estadão conteúdo

Mais matérias Mundo

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.