Licitação da CPH tropeça de novo no próprio roteiro e trata o previsível como falha formal Cigarro ilegal é a engrenagem invisível do crime organizado e Pará está na rota Cortejado por Lula para vice, MDB mira neutralidade, mas tem várias opções
Mata ciliar

Margem do canal do Tucunduba vai receber o plantio de 400 mudas

Iniciativa terá início nesta quarta-feira, 26, e utilizará espécies nativas que ajudarão no equilíbrio do bioma local.

  • 826 Visualizações
  • 25/03/25 18:00
Margem do canal do Tucunduba vai receber o plantio de 400 mudas

Belém, PA - O canal do Tucunduba, na área que compreende o bairro da Terra Firme, em Belém, irá receber, a partir desta quarta-feira, 26, o plantio de 400 mudas de espécies nativas para recuperar a vegetação local e contribuir com a diminuição do assoreamento na margem do canal, além de favorecer o escoamento da água em direção ao rio Guamá.


Nesse primeiro momento, o projeto vai utilizar as espécies paliteiras, açaizeiros, mamoranas e pau-preto, típicas da área de várzea e que possuem raízes fortes o suficiente para se adaptarem ao solo na margem do Tucunduba. O projeto de iniciativa da Prefeitura de Belém conta com a parceria da Associação Grupo dos Defensores do Rio Tucunduba.


A previsão é que o trabalho de plantio seja concluído até o dia 28 de março. Durante a semana, serão plantadas espécies cuidadosamente selecionadas para adaptação às condições do solo local e para a restauração do ecossistema.

 

O plantio no Tucunduba  é uma atividade de extrema importância para a revitalização do curso d'água que enfrenta diversos desafios ambientais, como a poluição e o assoreamento. A escolha por espécies de plantas nativas vai ajudar a proteger as margens do rio, evitar a erosão do solo e promover a biodiversidade local.


Foto: Agência Belém

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.