Nomeações, saúde e concreto: ruídos da gestão de Belém vão se eternizando Câmara aprova Código de Ética e oposição vê ameaça à fiscalização com "Lei da mordaça" MPF pede proibição do uso de mercúrio na mineração de ouro na Amazônia
Abusividade

Ministro diz não que haverá 'um segundo de trégua' contra 'abusividade' sobre combustíveis

As ações da ANP com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública foram feitas contra 42 postos de combustíveis e uma distribuidora

  • 533 Visualizações
  • Da Redação | Estadão conteúdo
  • 18/03/26 18:09
Ministro diz não que haverá 'um segundo de trégua' contra 'abusividade' sobre combustíveis

Brasília, DF, e São Paulo, SP - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, voltou a dizer que o grupo está atuando com rigidez no processo de fiscalização e responsabilidade de empresas que, alegadamente, estariam praticando preços abusivos no mercado de combustíveis.


"Nós não teremos um segundo sequer de trégua àqueles que querem delinquir contra o povo brasileiro, contra a economia popular, contra preços reais", declarou.


Ele falou durante a realização da primeira sessão do megaleilão para a contratação de reserva de capacidade.


Ainda sobre combustíveis, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que ontem já foram iniciadas as notificações e os registros de postos de combustíveis para a identificação de eventuais preços abusivos.


As ações da ANP com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP) foram feitas contra 42 postos de combustíveis e uma distribuidora.


O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou na semana passada dois novos tipos de quantificadores para identificar a abusividade de preços: quando houver armazenamento injustificável de combustível ou quando ocorrer aumento excessivo sem fundamentação técnica.


Foto: Divulgação

Mais matérias Brasil

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.