Ibama confirma morte de vaqueiro durante emboscada na Terra Indígena Apyterewa Ministério da Justiça cobra Pará e ameaça bloquear repasse de verba da segurança Sem partido, Sabino vira "joia da coroa" na disputa por vaga no Senado em 2026
Justiça

Moraes manda notificar Ministério da Justiça para pedir extradição de Ramagem

Presidente da Câmara, Hugo Motta, também já notificou o deputado para que ele se manifeste no processo de cassação

  • 51 Visualizações
  • 15/12/2025, 18:11
Moraes manda notificar Ministério da Justiça para pedir extradição de Ramagem

São Paulo, SP - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira, 15, que o Ministério da Justiça seja notificado para formalizar o pedido de extradição do deputado Alexandre Ramagem para cumprir a pena de 16 anos, 1 mês e 15 dias, em regime inicial fechado, no processo da trama golpista.


Em seu despacho, o ministro afirma que o deputado "se evadiu do distrito de culpa". No mês passado, a Primeira Turma do STF reconheceu o trânsito em julgado do processo contra o "núcleo crucial" da trama golpista, ou seja, declarou que as condenações são definitivas e que não há mais possibilidade de recurso, e em seguida determinou o início da execução das penas. Ramagem é o único que não foi preso.


Moraes determinou que a Secretaria Judiciária do STF compartilhe com o Ministério da Justiça os documentos necessários para que o pedido de extradição seja protocolado. Esse é o primeiro passo para o cumprimento dos trâmites de extradição.


Mesmo proibido de deixar o Brasil e com o passaporte retido, Ramagem - que chefiou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo Bolsonaro - fugiu para Miami, nos Estados Unidos, após a condenação no processo da trama golpista.


Uma das consequências da condenação é a perda do mandato. Ao certificar o fim do processo, o ministro mandou notificar a Câmara dos Deputados para destituir Ramagem, o que ainda não foi feito.


Na última quarta, 10, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), notificou o deputado, por meio de edital, para que se manifeste no processo de cassação.


Mais cedo, o deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL na Câmara, disse que Ramagem pode renunciar ao mandato em 2026.


Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Estadão conteúdo

Mais matérias Polícia

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.