Maioria fabricada decide o que ninguém assume no cerco ao Solar do Barão Solar histórico vira peça-chave em uma disputa silenciosa no coração do poder IBGE da propaganda derruba pobreza, mas renda real mostra Brasil mais desigual
Consulta

Coema aprova resolução favorável ao projeto da Avenida Liberdade

O projeto ainda está em fase de análise do licenciamento ambiental

  • 700 Visualizações
  • 27/03/2024, 11:33
Coema aprova resolução favorável ao projeto da Avenida Liberdade

O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) aprovou, por unanimidade, o parecer favorável sobre o projeto da Avenida Liberdade, elaborado pela Câmara Técnica do Conselho. A reunião sobre o projeto, que ainda segue em fase de análise do licenciamento ambiental, ocorreu na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e contou com a presença de representantes de órgãos estaduais e de entidades da sociedade civil. O próximo passo será a emissão do parecer final sobre o licenciamento ambiental pelos componentes do Coema. 

 

A construção da nova avenida visa acabar com aos congestionamentos na entrada e saída da Região Metropolitana de Belém (RMB), trecho que atrai uma média de 100 mil veículos por dia.

 

A avenida terá 13,4 quilômetros de extensão, com três faixas em cada sentido, sendo cada faixa com largura de 3,6 metros e acostamentos com largura de 2,5 metros para cada lado, com faixas exclusivas para motociclistas e ciclistas, totalizando 28,05 metros de largura.

 

Além disso, terá passagens de fauna a cada 500 metros, o maior número por quilômetro do Brasil, além de barreiras de som para mitigar ao máximo o impacto ao bioma que ficará no entorno da rodovia. Serão construídos ainda postos de saúde e implementadas melhorias na infraestrutura nas vias de acesso às comunidades que também estarão no entorno da via. 

 

"Este é um processo que está sendo executado com transparência, em diálogo com as comunidades. Será a avenida com o maior número de passagens de fauna por quilômetro quadrado do Brasil, além de contar com uma série de medidas para mitigar possíveis impactos, portanto trata-se de um projeto que não só se preocupa com a infraestrutura de mobilidade, mas também com a questão socioambiental", disse o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida. 

 

A 81ª reunião do Coema contou com a participação de representantes das secretarias de estado de Transportes (Setran); de Educação (Seduc), de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme); de Segurança Pública e Defesa Social (Segup); além do Instituto de Terras do Pará (Iterpa).

 

Fonte: Agência Pará

Foto: Divulgação

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.